domingo, 13 de maio de 2012

CONHEÇA O PAU DE BALSA (Ochroma pyramidale)




O Pau de Balsa (Ochroma pyramidale), é uma espécie florestal nativa da Amazônia Ocidental, no Brasil ocorre naturalmente na Amazônia. O maior produtor de madeira Balsa no mundo é  a Costa Rica, grandes quantidades também são cortadas no Equador, é a arvore de crescimento mais precoce no mundo, podendo atingir de 6 a  8 metros de altura já nos primeiros 12 meses, é a madeira mais leve do mundo, algumas espécies chegam a pesar 48kg/m³ sendo que as mais pesadas não ultrapassam os 320kg/m³, isso devido ao ar se encontrar preso em suas células, o que torna a madeira uma poderosa barreira acústica e térmica. 

O Pau de Balsa (Ochroma pyramidale) é uma espécie de grande potencial  nas ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente. É uma excelente opção na destinação da recomposição de áreas degradadas e de preservação permanente, graças ao seu rápido crescimento e tolerância à luminosidade. Poderá ser usado em grandes áreas de florestamento e reflorestamento; também poderá ser utilizado em pequenos e médios plantios mistos, conhecidos como "SAF - Sistema Agro Florestal",  Sua madeira é de baixa densidade, mas de grande resistência a tensões. A madeira é macia e fácil de ser trabalhada. 


Classificação Científica: O pau de balsa pertence à família das sumaúmas, Bombacaceae. Está classificado no gênero Ochroma Pyramidale, espécie O. Iagopus.

O pau-de-balsa produz grandes flores cor de marfim em forma de taça e elas dão origem aos frutos e sementes.



A palavra pau-de-balsa é derivada do nome da embarcação chamada balsa. As populações dos países tropicais usam seu tronco para construir balsas e jangadas. É encontrado do sul do México ao norte da Venezuela e ao longo da costa oeste da América do Sul até a Bolívia. Grandes quantidades de balsa são cortadas no Equador; o maior produtor mundial é a Costa Rica.

A madeira balsa tem um brilho e uma textura acetinados. A madeira vai do branco ao creme levemente rosado nas partes centrais do tronco.

Conheça alguns dos potenciais usos do Pau de Balsa:
  

Aeromodelismo



Brinquedos





Móveis


Móveis Projetados









Calçados



Pranchas de Surf


Boias e Coletes Salva-vidas


Embarcações


Câmaras Frias



Laminados



Portas e Janelas

Portas e Janelas Laqueadas e Formicadas 





Isolamento Acústico



Caixas de Mel



Isolamento Térmico


Artesanatos



Forros Residências e Empresariais


Travesseiros e Almofadas
 (com as plumas das sementes)



Cordas e Barbantes
(com as fibras da casca)


Indústria Aero-Espacial



Poderá substituir a Cortiça



 Construção Civil 
 (Concreto Leve)


Ótima para Produção de Papel e Celulose 
  (suas fibras são longas e produzem um tipo de celulose de alta qualidade)



“Nenhum exercito do mundo é mais 
poderoso que uma idéia que chega no 
momento certo”.


Vitor Hugo
Quer falar conosco?
Mande-nos um email para o endereço: balsa-rr-proj-poup-verde@hotmail.com 

Um comentário: